Pesquisar

domingo, 27 de abril de 2014

Questão 12 (UFRRJ)

                                                        Luís XVI foi rei da França.
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antoine-Fran%C3%A7ois_Callet_-_Lu%C3%ADs_XVI.jpg

 A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espirito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções da nobreza territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora. 
                                                  SKOCPOL, Theda. estados e revoluções sociais.
                                                    Lisboa: Editorial presença, 1985. p. 62 
...............................................................................................................................................................
O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta.


a) Cite duas características do Absolutismo.

 
 *Centralização política nas mãos do rei.
 *Os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos por toda a população e principalmente pela mais pobre.



b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo. 

  
  O reinado de Luis XIV era uma monarquia absolutista, ou  seja, líder do estado, relaciona-se com o Absolutismo pelo fato do poder de luis ser absoluto, central,  político e administrativo no Antigo Regime dentro do estado. O rei concentrava em si todos os poderes e funções do estado, no absolutismo uma pessoa exerce poderes absolutos.

3 comentários:

  1. O reinado de Luís XIV também desempenhou um importante papel no desenvolvimento da França, principalmente nas áreas da arte e da ciência. Porém, essa monarquia ocasionou uma série de guerras, com a pretenção de obter o domínio sobre o Estado, exercendo seu poder ao extremo.

    ResponderExcluir
  2. "Monarquia Absolutista,
    um rei muito egoísta.
    Monarquia Parlamentar,
    um só não pode governar."

    ResponderExcluir