Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antoine-Fran%C3%A7ois_Callet_-_Lu%C3%ADs_XVI.jpg
A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espirito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções da nobreza territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora.
SKOCPOL, Theda. estados e revoluções sociais.
Lisboa: Editorial presença, 1985. p. 62
...............................................................................................................................................................
O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta.
a) Cite duas características do Absolutismo.
*Centralização política nas mãos do rei.
*Os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos por toda a população e principalmente pela mais pobre.
b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.
O reinado de Luis XIV era uma monarquia absolutista, ou seja, líder do estado, relaciona-se com o Absolutismo pelo fato do poder de luis ser absoluto, central, político e administrativo no Antigo Regime dentro do estado. O rei concentrava em si todos os poderes e funções do estado, no absolutismo uma pessoa exerce poderes absolutos.
O reinado de Luís XIV também desempenhou um importante papel no desenvolvimento da França, principalmente nas áreas da arte e da ciência. Porém, essa monarquia ocasionou uma série de guerras, com a pretenção de obter o domínio sobre o Estado, exercendo seu poder ao extremo.
ResponderExcluirpretensão*
Excluir"Monarquia Absolutista,
ResponderExcluirum rei muito egoísta.
Monarquia Parlamentar,
um só não pode governar."